STCP

05.09 | DIA DA AMAZÔNIA

Em 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia, a data foi escolhida para homenagear a criação da Província do Amazonas, por D. Pedro II, no ano de 1850.
A maior floresta tropical do mundo, de beleza exuberante e biodiversidade incomparável a tornam um dos ecossistemas mais ricos e complexos do mundo.

Os serviços ecossistêmicos prestados pela Amazônia são inúmeros e essenciais para a sociedade. A floresta fornece alimentos, medicamentos, madeira e outros produtos naturais. Além disso, a Amazônia abriga comunidades tradicionais que possuem um conhecimento profundo sobre a floresta e suas riquezas, contribuindo para a conservação da biodiversidade.

A definição de políticas públicas, diretrizes e programas devem utilizar o conhecimento e forma de uso dos recursos pelas comunidades tradicionais; promover o desenvolvimento sustentável; valorizar e viabilizar a ciência e pesquisa.

A STCP, desde sua fundação na década de 80, tem vivenciado oportunidades e contribuído para a estruturação de diversos projetos voltados para iniciativas que promovam o desenvolvimento adequado e sustentável da Amazônia. Dentre eles se destacam:

1) Estudos Diagnóstico de fauna e flora;
2) Projetos de demarcação e regularização fundiária;
3) Estratégia de fomento florestal para o Brasil, com ênfase na Amazônia;
4) Criação de metodologia e o desenvolvimento do plano de manejo integrado, sustentado e participativo para 03 Flonas da Amazônia;
5) Definição de critérios para identificação de áreas demonstrativas para manejo florestal no projeto Florestas Nacionais na Amazônia;
6) Implantação de política de terra de vocação florestal no Brasil, e
7) Diversos Planos de Manejo de Unidade de Conservação de Proteção Integral e Uso Sustentável no Bioma.

A Amazônia é um patrimônio da humanidade e sua proteção é responsabilidade de todos nós. Ao celebrar a beleza e a importância da Amazônia, reafirmamos nosso compromisso com a conservação desse ecossistema único e indispensável para o futuro do planeta.

STCP, PREPARANDO O FUTURO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo