Dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século XX. Oswaldo da Cruz foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal (atualmente conhecido como Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz) e da fundação da Academia Brasileira de Ciências.
SAÚDE E BEM ESTAR
A Saúde e o Bem Estar são o terceiro objetivo dos 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e propõe metas integradas que abordam a promoção da saúde e bem estar como essenciais ao fomento das capacidades humanas.
Desde os Objetivos do Milênio foram registrados progressos históricos na redução da mortalidade infantil, na melhoria da saúde materna e na luta contra o HIV/Aids, a tuberculose, a malária e outras doenças. Em 15 anos, o número de pessoas infectadas pelo HIV anualmente caiu de 3,1 milhões para 2 milhões e mais de 6,2 milhões de vidas foram salvas da malária.
Apesar do progresso, as doenças crônicas e aquelas resultantes de desastres continuam a ser os principais fatores que contribuem para a pobreza e para a privação dos mais vulneráveis. Atualmente, 63% de todas as mortes do mundo provêm de doenças não transmissíveis, principalmente cardiovasculares, respiratórias, câncer e diabetes. Estima-se que as perdas econômicas para os países de renda média e baixa provenientes destas doenças ultrapassaram US$ 7 trilhões até 2025.
A STCP integra o Pacto Global assume a responsabilidade de contribuir para o alcance dos ODS engajando as empresas para esta nova agenda de desenvolvimento. Esse é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil.
Conheça as metas do Objetivo 3 através do link: http://www.agenda2030.com.br/ods/3