Neste mês de julho, a STCP iniciou um novo projeto na área de meio ambiente em dois parques no estado de Goiás. O objetivo do projeto é a realização do Plano de Manejo e Plano de Uso Público dos Parques Estaduais Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP) e João Leite (PEJoL). Localizados próximos à Goiânia, os dois parques somam uma área contínua de 4.964 hectares, ocupada principalmente por Florestas Estacionais Semideciduais e Matas de Galeria, que formam corredores ao longo dos rios e áreas úmidas – ecossistemas florestais que estão entre os mais devastados do mundo.
O time de meio ambiente da STCP realizou reconhecimento de campo e reuniões com a gestão dos parques e com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD Goiás. Nos trabalhos em campo foram levantados os atributos, atrativos e infraestrutura dos parques visando caracterizar e detalhar as singularidades locais e regionais, para gerar subsídios ao aprimoramento da gestão das unidades de conservação.
Estas atividades dão início à revisão do Plano de Manejo e construção do Plano de Uso Público do PEAMP e do PEJoL, estabelecidos no projeto.
SOBRE OS PARQUES
O principal objetivo do PEAMP é a proteção do maior remanescente de Mata Seca da região central do estado de Goiás. O parque também possui sítios arqueológicos que abrigam vestígios da presença de povos indígenas que viveram na região entre 15 e 5 séculos atrás. O PEAMP ainda protege os recursos hídricos da região, como o rio João Leite, um dos principais mananciais de abastecimento de água para a cidade de Goiânia.
O PEJoL tem como objetivo preservar a qualidade das águas do reservatório João Leite, utilizado para captação e abastecimento público de Goiânia e região Metropolitana. Além disso, protege a flora e a fauna, as belezas cênicas e controla o uso e a ocupação do solo às margens da barragem, conciliando a preservação com a utilização para fins científicos e educação ambiental.