STCP

ESTUDOS DE REGULAÇÃO HÍDRICA

Estudos de regulação hídrica e produção de sedimentos estão sendo desenvolvidos pela STCP para o Projeto Conexão Mata Atlântica. Com os estudos será possível caracterizar a produção de água e sedimentos em propriedades rurais inseridas na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Os estudos da STCP contribuem para melhorar a produtividade das propriedades envolvidas no projeto e ajudam a quantificar os benefícios ecossistêmicos em relação à disponibilidade de água e manutenção do solo no ambiente, gerados pelas ações de recuperação e conservação das áreas.

O trabalho é realizado com base no monitoramento de variáveis meteorológicas, de umidade, tensão da água no solo e de controle de vazão em experimentos instalados em áreas de pastagem e floresta. Estes experimentos seguem o método amplamente empregado da Equação Universal de Perda de Solos (Universal Soil Loss Equation – USLE), e proporcionam a compreensão dos movimentos de entrada e saída de água e sedimentos na bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul ao longo do ciclo anual. Isso permite entender, por exemplo, quais são as épocas mais críticas para determinados tipos de cultivo e quais são os padrões naturais de disponibilidade de água em ambientes conservados em relação a áreas de cultivo com e sem manejo.

Estações climáticas e experimentos de produção de sedimentos instalados e monitorados pela STCP | Projeto Conexão Mata Atlântica. 

Acesse aqui e saiba mais sobre o projeto.

#mataatlântica #conservação #água

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo