Através de estudos de campo realizados pelo Consórcio STCP Mater Natura, foram levantadas potenciais ameaças à vegetação nativa na Região Hidrográfica do Guandu, no Rio de Janeiro.
O levantamento dos fatores de pressão atuais sobre os ecossistemas naturais na região fazem parte das ações que estão sendo realizados pelo Projeto Integra Guandu.
O histórico de ocupação do solo nas margens dos rios que constituem a Região Hidrográfica Guandu (RH II), inicialmente para uso agrícola e, posteriormente, para pastagens, implantação de indústrias, expansão urbana e extração de areia, é marcado pela grande pressão sobre os remanescentes florestais do bioma e pela redução drástica da vegetação natural desses ambientes.
Confira os registros das principais ameaças diagnosticadas:
O Projeto Integra Guandu é executado pelo consórcio formado pela STCP em parceria com Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. Contempla a elaboração de Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de 12 municípios do Rio de Janeiro, de forma participativa com base em três importantes contextos que se relacionam: a Mata Atlântica entre os hotspots globais mais ameaçados; a mudança climática e os impactos associados; e a necessidade de desenvolvimento econômico.
#integraguandu #conservação #matatlantica #meioambiente #florestal