Cerca de 1.200 coletas e análises de solo são realizadas ao todo pela STCP para o Projeto Conexão Mata Atlântica. O objetivo é conhecer o estado de conservação e qualidade de perfis do solo da região rural da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
As amostragens ocorrem em 7 categorias distintas de uso da terra e são feitas até 1 metro de profundidade. Nessas amostras são observados 31 parâmetros físico-químicos de solo. O Projeto Conexão Mata Atlântica prevê também o uso de métodos de descrição do solo através de técnicas de identificação visual e tátil com a participação dos proprietários rurais. O objetivo dessa integração é assegurar a continuidade do monitoramento.
Os resultados gerados pelo projeto beneficiam os produtores rurais da região através do conhecimento das características e qualidade do solo que usufruem. Os produtores participam de ações de recuperação ambiental e melhorias da produtividade, visando garantir a qualidade e disponibilidade dos serviços ecossistêmicos, para os quais os solos têm papel fundamental.
Além da produção de alimentos, é nos solos que ocorrem serviços como a ciclagem de nutrientes, a regulação hidrológica, parte do sequestro de carbono, entre outros.
Procedimentos de campo para caracterização físico-química do solo.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Ferramenta de visualização dos dados:
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/visualizador/index.php
Área de download dos dados
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/monitoramento-e-avaliacao/download-de-dados