A STCP é responsável pelos estudos de flora para o Projeto Conexão Mata Atlântica – Recuperação de Serviços de Clima e Biodiversidade no Corredor Sudeste da Mata Atlântica Brasileira.
Os trabalhos contemplam áreas em diferentes condições do uso do solo – de pastagens e áreas em recuperação, e de florestas iniciais a florestas em bom estado de conservação – na região rural da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A riqueza e diversidade de espécies, estudos de regeneração e de quantificação de biomassa em diferentes microambientes são destaques do levantamento de dados. Com o trabalho realizado pela STCP é possível compreender as características dos serviços ecossistêmicos locais com relação à manutenção de clima, sequestro de carbono e equilíbrio das interações entre espécies. Ainda, algumas espécies ameaçadas de extinção têm sido registradas, como por exemplo, o xaxim, o palmito e o cedro, no estado de São Paulo, contribuindo diretamente para o conhecimento e conservação destas espécies.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Ferramenta de visualização dos dados:
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/visualizador/index.php
Área de download dos dados
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/monitoramento-e-avaliacao/download-de-dados
#mataatlântica #conservação #flora