O consórcio STCP/Mater Natura realizou nas últimas três semanas 12 oficinas online com objetivo de coletar subsídios para a elaboração dos Diagnósticos dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica do Projeto Integra Guandu.
As oficinas fazem parte do projeto cuja execução é realizada pelo consórcio e de forma participativa com os municípios envolvidos: de Itaguaí, Mangaratiba, Queimados, Japeri, Barra do Piraí, Eng. Paulo de Frontin, Mendes, Vassouras, Piraí, Paracambi, Seropédica e Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro.
Grupos de trabalho de cada município formados por representantes das secretarias de meio ambiente, educação, agricultura; membros da sociedade civil, universidades, entre outros, participaram das oficinas, totalizando 61 participantes.
A bióloga Leticia Karmann Monteiro de Almeida Ulandowski fez a moderação das oficinas e realizou algumas dinâmicas com o apoio da Mariana V. Calixto, engenheira ambiental, ambas do time de Meio Ambiente da STCP.
Os temas trabalhados nas dinâmicas foram:
📝 Análise da Situação Atual e Definições de Ações Gerenciais: identificação dos pontos fortes, fracos e das ameaças e oportunidades do município para focar no planejamento da proteção da Mata Atlântica
🗺 Mapa Falado: identificação dos vetores de pressão potencialmente causadores de desmatamento e riscos climáticos
Identificar os Atores Sociais: levantamento de instituições atuantes na região e que possam contribuir para ampliar a capacidade de gestão, e nos planos e programas.
🏢 Todo o processo foi acompanhado pela associação financiadora do projeto a AGEVAP – Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul.
#integraguandu #conservação #matatlantica #meioambiente #florestal