O Programa CITES de Espécies Arbóreas (CTSP – CITES Tree Species Program) é implementado na Ásia (4 países), África (8 países), América Central, do Sul e Caribe (7 países). O objetivo do programa é aprimorar e fortalecer a governança florestal por meio de conservação de espécies e contribuir com o desenvolvimento, crescimento econômico sustentável e redução da pobreza em longo prazo.
A Guatemala é um dos países contemplados no programa na América Central com dois projetos. “Análise Integral de Espécies florestais do Gênero Dalbergia e Espécies Semelhantes através do Laboratório Forense de Madeiras para o Fortalecimento da Aplicação da CITES na Guatemala” é um dos projetos com coordenação da Faculdade de Agronomia da Universidade de San Carlos de Guatemala. Entre as atividades realizadas pelo laboratório incluem: análise molecular das espécies do gênero Dalbergia; bases de dados botânicas, fenológicas e fitogeográficas avançadas, estudos físicos, organolépticos, macroscópicos e microscópicos das espécies. O segundo projeto é trinacional intitulado “Geração de capacidades e diretrizes técnicas de gestão para elaborar pareceres de exploração não prejudicial (NDF) para espécies do gênero Dalbergia na Guatemala, El Salvador e Nicarágua”, com a coordenação da Fundação Naturaleza para la Vida. O projeto conta com a elaboração de documentos com diretrizes técnicas, incluindo diâmetro mínimo de corte (DMC), ciclo de corte, intensidade de colheita, guia para elaboração de plano geral de manejo (PGM) e critérios técnicos para colheita, entre outros.
Sofia Hirakuri do time da Divisão de Consultoria da STCP esteve presente nos eventos realizados na cidade de Antigua Guatemala de 27 de abril a 1º de maio, sobre a implementação dos projetos. Participou também da visita de campo de uma Parcela de Amostragem Permanente (PAP) localizada em Área Protegida do CONAP (Conselho Nacional de Áreas Protegidas), em San José Villa Nueva, Guatemala, para identificação da espécie Dalbergia calycina.
A STCP realiza consultoria internacional para Secretaria da Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES) na implementação do Programa de Espécies de Árvores da CITES – CTSP, na região da América Central, América do Sul e Caribe. O programa visa garantir o comércio sustentável, legal e rastreável de madeira e produtos florestais de espécies de árvores listadas na CITES.
#STCPconstruindoofuturo #sustentabilidade #florestal #árvores #conservação