As abelhas nativas são parte da riqueza da fauna brasileira. São as principais polinizadoras das espécies florais tropicais. Participam de 40% a 90% na reprodução das plantas nativas e contribuem para o equilíbrio ecológico nos ecossistemas.
O Brasil contém a maior diversidade de meliponídeos do planeta. É na Amazônia que essa diversidade se destaca. Essas abelhas pertencem à tribo Meliponini e ocorrem nas áreas tropicais e subtropicais.
🐝 Qual a contribuição da STCP para a preservação dessa espécie?
Um dos projetos realizados atualmente pela STCP é o salvamento de fauna e resgate de abelhas meliponini no estado do Pará. Através de buscas ativas e realocação das colônias para meliponários, o time da Divisão de Recuperação Ambiental visa mitigar os possíveis impactos causados por empreendimentos onde se localizam as colméias.
A equipe é composta por uma bióloga, um operador de motosserra e por auxiliares de campo, sendo um auxiliar responsável por apenas manejos nos meliponários.
A realocação adequada promove a continuidade do ciclo de vida da espécie, contribui com a polinização de diversas espécies da região, se enquadra nos conceitos de diversificação e melhor uso das terras do bioma Amazônico.
Nas atividades de manejo dos meliponários, são realizadas manutenções, vistoria, limpeza, alimentação, monitoramento e analise de desenvolvimento das colônias.
Entre as ações de resgate estão: coleta e registros de amostras de abelhas da colônia, pólen, mel, células de cria (estrutura do ninho onde os ovos são depositados para gerar novas abelhas), materiais da árvore (flor, fruto e folhas) que abrigava o ninho, seus dados como altura e DAP (diâmetro à altura do peito).
Outros projetos já desenvolvidos pela STCP ocorreram no Mato Grosso, e Piauí. Entre as ações: implantação de meliponários; capacitação técnica em meliponicultura para comunidades quilombolas e assentamentos da reforma agrária; realocação de mais de 3 mil ninhos de abelhas nativas e desenvolvimento socioeconômico de comunidades tradicionais.
Todo conhecimento adquirido pela STCP foi fundamental para a conservação das abelhas nativas nos ambientes em que os projetos foram desenvolvidos.
#STCPconstruindoofuturo #diadaabelha #meliponicultura