Com o objetivo de discutir boas práticas na gestão de energia junto às cooperativas do Paraná, o Sistema OCEPAR promoveu o Fórum de Energia nos dias 28 e 29 de junho em Guarapuava/PR.
Rômulo Lisboa, Diretor de Desenvolvimento e Qualidade e Marisa Baida Diniz, Gerente da Divisão de Consultoria da STCP, palestraram no evento no Painel Oferta e Demanda de Biomassa Florestal com o tema Visão Estratégica | Indústrias de Alimentos x Celulose e Papel.
Rômulo abordou a visão estratégica da cadeia produtiva de florestas plantadas, em especial no Paraná, e sua relação com as indústrias de alimentos e o setor celulose e papel, apresentando as principais tendências e perspectivas do mercado de madeira, bem como, os desafios para aumentar a área de florestas plantadas para fins energéticos.
Marisa complementou a discussão apresentando o projeto que está sendo desenvolvido pela STCP em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, que contempla biomassa florestal e carvão vegetal. O projeto tem como objetivo determinar o consumo de biomassa como insumo energético em diversos setores da atividade econômica. Marisa destacou a importância das empresas em contribuir para as estimativas de consumo necessárias à elaboração do Balanço Energético Nacional – BEN, fundamental para os estudos e estratégias da matriz energética nacional.
Participaram do evento, técnicos do setor Energético, Florestal, Armazenamento e Beneficiamento de Grãos de 14 cooperativas do ramo agropecuário.
➡ O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Ocepar, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/PR e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná – Fecoopar, dedicadas ao fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses.
#STCPconstruindoofuturo #engenharia #florestal #energia #biomassa