Ontem, terça-feira, Rômulo Lisboa, Diretor de Desenvolvimento e Qualidade da STCP, participou do Fórum Ambiensys de Sustentabilidade, no painel “Integrando Políticas Ambientais e Sociais: A saúde do Planeta ao Centro; o homem no centro do Planeta”, moderado por Marcos Tosi, jornalista da Gazeta do Povo.
O jornalista iniciou o debate perguntando sobre o contexto político do ESG, o viés ideológico da pauta e os modismos que são exageradamente usados sobre o tema. Rômulo abordou a importância da pauta como uma ferramenta fundamental de gestão corporativa, inevitável e permanente, que agrega valores e propósitos às empresas em médio e longo prazos. Destacou a necessidade da sociedade concentrar sua economia no bem comum para que o ser humano consiga sobreviver harmonicamente, independente de ideologia, posição política e modismo.
Questionado sobre a viabilidade da aderência das pautas ESG nas diferentes escalas empresariais, Rômulo salientou que as práticas ESG são aplicáveis a qualquer tamanho e tipo de negócio, devendo-se analisar, criticamente, o propósito de sua criação e adaptar-se à pauta de acordo com suas capacidades e responsabilidade relacionadas aos aspectos ambientais, sociais (direitos humanos e trabalho), compliance, e sempre pautado na viabilidade econômica e financeira da operação.
#STCPconstruindoofuturo #sustentabilidade #esg #ambiental