Sofia Hirakuri, da Divisão de Consultoria da STCP, esteve presente na 19º Conferência das Partes da CITES, a CoP19, que acontece entre os dias 14 e 25 de novembro, na Cidade do Panamá. O evento reunirá cerca de quatro mil pessoas, especialistas em conservação e comércio internacional de espécies da fauna e da flora selvagens ameaçadas de extinção, e contará com representantes da União Europeia e dos 183 países signatários da CITES (Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora).
Mais e mais espécies arbóreas estão incluídas na CITES, já que as florestas são fundamentais para mitigar as mudanças climáticas, fornecer habitat para a fauna e flora e para as economias de países detentores de florestas e meios de subsistência para as comunidades rurais e locais. A inclusão de espécies arbóreas exige que regulem o seu comércio e garantam que seja sustentável, legal e rastreável. Nos últimos anos, a Secretaria da CITES e seus principais parceiros, a ITTO (International Tropical Timber Organization) e a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), apoiaram várias ações em seus esforços para fazer exatamente isso.
Juntos, o Programa de Espécies Arbóreas da CITES, conhecido como Programa CTSP, e o Projeto da Região do Baixo Mekong têm sido um componente estratégico no apoio às Partes na implementação da Convenção, Resoluções e Decisões por meio da elaboração de Ditames de Extração Não Prejudicial (DENP), rastreabilidade, identificação, capacitação e governança, e controle das espécies arbóreas listadas nos apêndices da CITES em países da África, Ásia e América do Sul e Central e região do Caribe.
Sofia, coordenadora regional do programa CTSP para a região da América do Sul e Central e Caribe, participou do evento para apresentar os resultados da implementação de projetos na região e benefícios para a conservação das espécies.