A STCP é a empresa contratada pela Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica – AMPORT para execução do Plano de Controle Ambiental Integrado (PCAI) das Estações de Transbordo de Carga (ETC) localizadas no Rio Tapajós, em Itaituba/PA.
O PCAI abrange tanto os programas do âmbito social quanto ambiental, sendo que para área ambiental são desenvolvidos monitoramentos que compreendem a qualidade do ar, qualidade da água, ruído, fauna e o monitoramento da via Transportuária, que dá acesso às ETCs. Mensalmente, esses monitoramentos são apresentados à AMPORT e, anualmente à SEMAS/PA – órgão licenciador.
O monitoramento permite o acompanhamento de todos os aspectos que possam afetar diretamente as ações ligadas ao desenvolvimento e operacionalização das ETCs. Entre os programas executados destaca-se o Monitoramento das Vias, que ocorre semanalmente na Transportuária, em um trecho de aproximadamente 5 km. Neste monitoramento é realizado o acompanhamento contínuo de processos erosivos, assoreamento de corpos hídricos, sinalização viária, atropelamento de fauna e manutenção da via.
A equipe técnica da STCP sempre realizou o levantamento de dados de campo com o auxílio de fichas, sendo que após o campo os dados precisavam ser tabelados manualmente, para posterior tratativa, análise e consolidação final do relatório. No entanto, devido à alta frequência de monitoramento, é gerado, mensalmente, um grande volume de dados, resultando em um Tendo em vista o significativo dispêndio de tempo na tabulação. Assim, considerando a frequência da necessidade dos monitoramentos, a STCP passou a buscar alternativas que aperfeiçoassem o tempo utilizado na tabulação para que os recursos pudessem ser melhores aproveitados na análise e na consolidação das informações.
Nesta vertente, encontrou-se o Fulcrum, um software que possibilita a otimização de processos de monitoramento em campo, em tempo real. A ferramenta permite que sejam criadas fichas de monitoramento específicas de uma maneira muito visual e prática, a partir do desenvolvimento de aplicativos. Após a criação destes aplicativos o usuário pode coletar os dados em campo, mesmo sem acesso à internet, sendo que após a conexão com a internet os dados sobem automaticamente para a nuvem e podem ser visualizados tanto em formato de planilhas como também em formato de relatórios. Além disso, o Fulcrum georreferencia todas as informações dos pontos coletados em campo, e permite a adição de fotos e vídeos.
A consolidação de informações em formato de planilhas permite que as informações possam ser sincronizadas com o Power BI – ferramenta de análise de dados -, permitindo a leitura de dados de forma mais personalizada. A praticidade da junção das duas ferramentas que possibilita uma análise mais eficiente e instantânea dos dados monitorados, permitindo melhorias e efetividade na elaboração dos relatórios.