STCP

Participação da STCP no Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura – 2023

Entre os dias 25 e 27 de outubro ocorreu a segunda edição do Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, em Canela, RS, organizado pelo Sindimadeira. Nosso Diretor de Desenvolvimento e Qualidade Rômulo Lisboa, a convite do Leonardo De Zorzi e Moacir Bueno da Silva, respectivamente Presidente e Diretor Executivo do Sindimadeira, participou do evento e palestrou no encerramento do segundo dia, com o tema: “Situação Atual e Perspectivas dos Plantios Florestais no Sul do Brasil”. Foram 3 dias de intensos debates, em especial sobre a aprovação do novo Zoneamento Ambiental de Silvicultura do Rio Grande do Sul – ZAS. O Engenheiro Florestal Rafael Ferreira contribuiu para a sua construção e aprovação, o que pode promover a retomada dos investimentos no Setor de Base Florestal naquele Estado. Desde 2008, quando a primeira versão do ZAS foi aprovada, o Rio Grande do Sul vem sofrendo perdas significativas de recursos oriundos de investidores devido à restrição para novos plantios florestais.

Temas importantes como Florestas Plantadas no contexto da baixa emissão de carbono, como alternativa para geração de renda, uso múltiplo, aumento de produtividade, melhorias no processamento mecânico, além de fomento florestal, atração de investimento e modernização da legislação foram discutidos ao longo do Seminário.

A palestra realizada por Rômulo foi muito importante na consolidação das informações sobre o setor – tanto em nível nacional, como internacional, mas especialmente quanto à posição do Estado do Rio Grande do Sul no contexto nacional, as potencialidades e oportunidades, como também os riscos e necessidades de melhorias no âmbito político, legal, ambiental e clima de negócios.

As discussões dos dois primeiros dias foram base para os participantes discutirem com representantes do estado do Rio Grande do Sul – Secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo, Ernani Polo; Secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Giovani Feltes; e o Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcelo Camardelli, sob a moderação do Deputado Carlos Búrigo, Presidente da Frente Parlamentar de Silvicultura da Assembleia Legislativa do Estado, que vem conduzindo os trabalhos para a aprovação do ZAS.

Acesse a apresentação de nosso diretor na íntegra:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo