A Biodiversidade Como Parte do Negócio. O primeiro elo entre a percepção de biodiversidade e o universo dos negócios está na figura do consumidor. Consumidores cada vez mais exigentes e atentos quanto à postura das marcas em relação a utilização de recursos naturais dão preferência a empresas que levam a sério a questão da biodiversidade balizada por princípios éticos e sustentáveis.
Segundo o Biodiversity Barometer, os consumidores têm grandes expectativas em relação às boas práticas éticas das empresas e compras realizadas com base em princípios éticos contribuem para uma sensação de bem-estar. Dos consumidores pesquisados, 77% se sentem bem ao comprar produtos de empresas que respeitam a biodiversidade. Além disso, 82% dos pesquisados acreditam que esse tipo de escolha de consumo acaba gerando um impacto positivo.
Algumas indústrias lidam de forma direta com a biodiversidade, como o setor alimentício e o de cosméticos. Mas isso não significa que demais indústrias/segmentos não gerem impacto na biodiversidade. Apesar de toda a visibilidade atual do tema, alguns empresários ainda podem pensar: “nos processos industriais da minha empresa não utilizamos biodiversidade, assim, não dependo da natureza.” A verdade é que todas as empresas dependem de algum dos serviços que a natureza nos provê e são grandes as chances do negócio estar ameaçado frente a constante perda da biodiversidade. Alguns exemplos são: provisão de água, regulação climática, polinização, etc.
De acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020, aproximadamente metade do PIB global (USD 44 trilhões) é moderadamente ou altamente dependente da natureza. Por isso a importância do tema como um todo se mostra uma crescente preocupação de diversas corporações quanto aos impactos ambientais gerados por suas atividades e os reflexos frente aos seus consumidores. O Relatório ainda demonstrou que sem “nature” não há “business”. Mais que isso, mostra não haver mais espaço para o “business-as-usual”: sem mudanças profundas na prática dos negócios, não há futuro.
A disponibilidade de recursos naturais e de matéria-prima é fundamental para o desenvolvimento da sociedade através das atividades econômicas, que demanda cada vez mais novos produtos e soluções das empresas e indústrias. Portanto, a busca por soluções cada vez mais sustentáveis para minimizar os diferentes impactos vem crescendo, tendo em vista que as empresas possuem papel importante na conservação da biodiversidade.
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) são compromissos globais propostos pela ONU e que englobam além da sociedade civil e dos governos, as empresas que podem proteger o meio ambiente e o clima através da adesão a estes compromissos. Para tanto é importante que as empresas também conheçam seu negócio, ou seja, os impactos que causam e os serviços ambientais que condicionam suas atividades, entendendo assim as relações complexas e interações com a biodiversidade, para o então estabelecimento de estratégias de desenvolvimento sustentável. A logística reversa de embalagens e a compensação dessas embalagens por meio de créditos de reciclagem são apenas alguns exemplos de práticas que ajudam a mitigar os danos ambientais e consequentemente contribuem para a manutenção da biodiversidade em diferentes ecossistemas.
A biodiversidade sempre foi parte da economia e dos negócios e, tendo em vista o atual cenário, os líderes possuem papel fundamental para a promoção do desenvolvimento sustentável ao tomar decisões que coloquem em prática os valores da sustentabilidade, respeitando o meio ambiente e o outro, com transparência e ética.
Quando tratada como oportunidade de negócio, a biodiversidade torna-se uma aliada de empresas cuja imagem e reputação podem ser construídas a partir do conceito de sustentabilidade, gerando bons resultados financeiros. Em empresas nas quais a biodiversidade é insumo básico de sua atividade, ações de preservação e recuperação dos ecossistemas equivale a uma estratégia de negócio.
E sua empresa, adota a biodiversidade como parte do negócio? Sua empresa pode se considerar “Nature Positive”? Quer conhecer mais sobre este termo? Na próxima newsletter traremos este tema, além de apresentar o instrumento que pode auxiliar as empresas neste processo. Não perca!
A Biodiversidade Como Parte do Negócio – Por STCP Engenharia de Projetos.