
Ser “Nature Positive” é mais do que apenas mitigar impactos ambientais, é adotar uma abordagem proativa na conservação da biodiversidade e na utilização sustentável dos recursos naturais. Para isso, as empresas devem levar em consideração a materialidade dos temas relacionados à biodiversidade, estabelecer critérios e métricas objetivas, basear-se em evidências científicas e buscar certificações reconhecidas. Ser “Nature Positive” não é apenas uma questão de responsabilidade corporativa, mas também uma oportunidade de negócio.
Para apoiar empresas nessa transição, a STCP conta com uma equipe de consultores capacitados que podem orientar na adoção de estratégias e soluções sustentáveis.
Um instrumento que pode auxiliar as empresas nesse processo é o Padrão LIFE de Negócios e Biodiversidade. Por meio de suas métricas robustas e confiáveis, possibilita a inclusão da conservação da natureza na gestão corporativa, de forma integrada.
Nossa equipe de profissionais está capacitada a apoiar as empresas na implantação e obtenção da certificação do Padrão LIFE, garantindo uma abordagem estruturada e eficaz na gestão da biodiversidade, com consequente reconhecimento internacional sob suas práticas de gestão sustentável da biodiversidade. Mais de 30 empresas na América Latina e Europa já aderiram ao Padrão LIFE, entre elas a Petrobras, Itaipu Binacional, Grupo Boticário e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
Como apresentamos em newsletters anteriores, a biodiversidade é um tema cada vez mais presente na agenda de negócios e nos processos de tomada de decisão em todo o mundo. Com a crescente preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, as empresas estão sendo incentivadas a adotar práticas que promovam a conservação da natureza e a utilização sustentável dos recursos naturais.
Deste modo, o setor empresarial brasileiro está sendo chamado a contribuir, tendo como interlocutor a “Iniciativa Brasileira de Negócios e Biodiversidade” na “Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB”, um tratado da “Organização das Nações Unidas” estabelecido durante a ECO-92. A “Iniciativa” representa o setor produtivo brasileiro na “Plataforma Global de Negócios e Biodiversidade”, unindo esforços para garantir a representatividade e a efetiva atuação do setor empresarial nas negociações internacionais sobre biodiversidade.
Neste contexto, empresas têm adotado a abordagem “Nature Positive” e a STCP pode apoiar na consolidação dessa abordagem através de consultores devidamente credenciados e capacitados no padrão LIFE, instrumento que permite uma análise clara e objetiva da relação entre o negócio e a biodiversidade.
Quer saber mais sobre como a STCP pode apoiar sua empresa a adotar este padrão? Na próxima newsletter traremos informações detalhadas. Aguarde!