No mês de outubro foram concluídos os trabalhos para instalação das placas geradoras de energia solar (painéis fotovoltaicos) na sede da STCP. São 48 painéis instalados, e cada painel gera 315WH.
A expectativa é de produção média estimada de energia de 15.000 a 20.000 KWH/ano, com participação da geração solar no consumo do prédio de 30 a 40%, com TIR (Taxa Interna de Retorno) de aproximadamente 10%.
O Paraná é um dos poucos estados brasileiros que ainda cobra impostos sobre o consumo energia gerada em painéis solares e injetados na rede. Existe a expectativa que seja votado projeto de lei para mudar esta situação.
A STCP acredita que mesmo frente à crise, são necessários projetos inovadores que possam contribuir para uma melhor performance do negócio, ou seja, a sustentabilidade da empresa, tomando como base os três eixos do tripé da sustentabilidade – economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente correto.
Além de benefícios ao meio ambiente, esse sistema de geração de energia permite, quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, que a STCP fique com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes. O prazo de validade dos créditos é de 60 meses, sendo que eles podem também ser usados para abater o consumo de unidades consumidoras do mesmo titular (STCP) situadas em outro local, desde que na área de atendimento de uma mesma distribuidora. Esse tipo de utilização dos créditos é denominado “autoconsumo remoto”.
Uma novidade recente criada pela ANEEL foi a figura da “geração compartilhada”, possibilitando que diversos interessados se unam em um consórcio ou em uma cooperativa, instalem uma micro ou minigeração distribuída e utilizem a energia gerada para redução das faturas dos consorciados ou cooperados.
A geração de “energias limpas” tem se tornado cada vez mais uma alternativa para evitar o esgotamento das fontes tradicionais utilizadas pelo homem, uma vez que é obtida através de fontes naturais renováveis como as marés, ventos ou raios solares.
A Presidência.