A Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO – International Tropical Timber Organization) vem implementando, em colaboração com a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES – Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora), o Programa ITTO-CITES cujo objetivo é assegurar que o comércio internacional de espécies de madeiras listada na CITES seja consistente com o seu manejo sustentado e conservação.
O Programa tem como foco na América Latina espécies nobres tais como mogno (Swietenia macrophylla), cedro (Cedrela odorata), pau-santo (Bulnesia sarmientoi), jacarandá (Aniba rosaeodora) e pau-rosa (Dalbergia). Este Programa é implementado através de projetos propostos por atores dos 5 países envolvidos, principais exportadores de produtos madeireiros provenientes dessas espécies nativas, incluindo Bolívia, Brasil, Guatemala, Guiana e Peru.
O Programa ITTO-CITES tem viés ambiental e econômico. A necessidade de conservar a biodiversidade e a demanda contínua por produtos de espécies de madeira nobre obriga a adoção de manejo florestal sustentável para garantir a sobrevivência destas espécies. Este programa alia conservação e manejo florestal para produção sustentável de madeira e consequente comércio sustentável. Adicionalmente à conservação da biodiversidade, o manejo florestal oferece outros benefícios como stro de carbono e serviços ecossistêmicos. Vários projetos do Programa, a exemplo da Guiana, têm sinergias com outras iniciativas governamentais relacionadas ao meio ambiente.
A STCP coordena através de acompanhamento de projetos implementados dentro do âmbito do Programa ITTO-CITES na América Latina. Como parte da coordenação o Presidente da STCP Ivan Tomaselli e a colaboradora Sofia Hirakuri têm participado na avaliação e monitoramento desses projetos nos países que fazem parte do Programa. Uma das missões de monitoramento mais recentes foi na Guatemala, em setembro/2015, e visita técnica à Guiana em janeiro/2016.
Leia mais: http://www.itto.int/cites_programme/
Sofia Hirakuri em avaliação do Projeto ITTO-CITES na Guatemala
Dalbergia spp. na Guatemala – Espécie listada no Apêndice II da CITES