Tendo por base os objetivos da Convenção sobre Diversidade Biológica, os princípios e diretrizes para a implementação da Política Nacional da Biodiversidade e o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), a STCP elaborou o Plano de Ação e Estratégias para a Biodiversidade do Município de Toledo (Secretaria de Meio Ambiente), cujo Plano de Ação se constitui no segundo desenvolvido no Brasil. O Plano de Ação e Estratégias para a Biodiversidade de Toledo visa orientar o município quanto à gestão na preservação, proteção, utilização sustentável, monitoramento, valorização, aumento e controle da diversidade biológica no município. As principais atividades incluíram:
- Elaboração de diagnóstico das condições ambientais e da biodiversidade do território de Toledo, e atividades de campo de grupos temáticos da vegetação, vertebrados, borboletas e macroinvertebrados aquáticos.
- Desenvolvimento de ações de sensibilização e inclusão da sociedade local no processo de gestão e proteção dos recursos naturais.
- Realização de Oficinas de Planejamento Participativo (OPP) em comunidades rurais e urbanas do município.
- Realização de análise de riscos e de impactos referentes à proteção da biodiversidade regional, com respectivo mapeamento.
- Proposição de ações e medidas destinadas à proteção, recuperação, manutenção e valorização da biodiversidade regional, incluindo ações de manejo, educação ambiental e monitoramento.