No mês de julho a STCP Engenharia de Projetos executou a primeira campanha do ano do Projeto Manejo de Copaíba da Mineração Rio do Norte – MRN.
O projeto tem como objetivo realizar um levantamento e mapeamento para futuro manejo das populações naturais e plantios de copaibeiras (Copaifera sp.) no platô monte Branco (Flona Saracá-Taquera), e comunidades envolvidas, para garantir a conservação da(s) espécie(s) e a produção de óleo-resina às populações nativas atuais e futuras. O projeto também prevê diversas capacitações por meio de oficinas e palestras com objetivo de orientar os beneficiários sobre as melhores técnicas de exploração do óleo-resina e sensibilizá-los quanto a sustentabilidade e conservação do meio ambiente.
O projeto beneficia duas comunidades quilombolas, Curuçá Mirim e Jamari, localizadas na região do Rio Trombetas, município de Oriximiná (PA). Em cada campanha, temporada de 25 dias para execução das atividades, 18 comunitários destas comunidades acompanham a equipe técnica.
A primeira campanha realizada contemplou atividades como inventário florestal da espécie copaibeira (Copaifera sp.), palestras de educação ambiental, treinamentos de segurança para trabalho em área remota, visitas técnicas aos viveiros e área de plantio existentes nas comunidades beneficiárias.