O Consórcio STCP-BIOMTEC entrega nesta etapa do projeto, a versão preliminar da Estratégia de Incentivo à Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental da Siderurgia Brasileira, a qual será apresentada em eventos para diversos stakeholders. Será uma oportunidade de promover o debate e o compartilhamento de conhecimento entre os representantes institucionais e obter proposições de melhoria ao texto base inicial.
As primeiras rodadas de eventos serão realizadas com representantes do setor produtivo (produtores, fornecedores, beneficiadores e empresas de siderurgia), do setor público (Secretarias de Estado e Ministérios) e de outras instituições relevantes, como associações, universidades e instituições de pesquisa. Os eventos ocorrerão em Minas Gerais e Brasília, no mês de novembro.
O desenvolvimento dessa estratégia é uma das principais metas do Projeto Siderurgia Sustentável, que não apenas apoia a melhoria e disseminação de tecnologias e processos mais eficientes para produção e uso do carvão vegetal para redução de emissões de gases de efeito estufa, mas também busca criar um arcabouço político favorável à produção limpa e eficiente de carvão de florestas plantadas e ao uso efetivo desse insumo pelo setor siderúrgico, especialmente em Minas Gerais – estado para o qual está sendo dada ênfase no projeto.
Foto: PNUD