Em fevereiro deste ano, a STCP realizou as etapas iniciais do Plano de Manejo Espeleológico de cavidades no Parque Estadual da Terra Ronca, localizado no município de São Domingos e Guarani de Goiás, região nordeste do Estado de Goiás.
O Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD, gestora do Parque Estadual de Terra Ronca, via recurso de Compensação Ambiental da empresa Serra Verde Pesquisa e Mineração Ltda., contratou a STCP para “Elaboração do Plano de Manejo Espeleológico de Cavidades do Parque Estadual da Terra Ronca (PETeR)”.
Nessa primeira etapa é realizado o reconhecimento de campo cujo objetivo é delinear de forma concreta, metodologia e logística necessária às atividades futuras nas cavidades.
Foi realizada a primeira oficina – Oficina de Apresentação – junto ao Conselho Consultivo da região, além de reuniões com as Prefeituras de São Domingos e Guarani de Goiás, no Estado.
A elaboração do projeto contribuirá para a conservação dos recursos naturais e o patrimônio espeleológico, para o desenvolvimento e ordenamento do turismo na região.
REUNIÃO TÉCNICA
O marco inicial do projeto foi a reunião de kick off realizada entre as partes, STCP, SEMAD/GO e Mineração Serra Verde. O trabalho será executado em 8 meses e contará com uma equipe especializada nos temas relacionados.