STCP

03.10 | DIA DAS ABELHAS

QUAL A IMPORTÂNCIA DAS ABELHAS?

O papel das abelhas e os desafios para a conservação de sua biodiversidade são temas globais atualmente. Atuam com a polinização, realizando a manutenção dos ecossistemas naturais; e na produção indireta de alimentos, através da manutenção dos ecossistemas agrícolas.

*Cerca de 1/3 da alimentação humana depende direta ou indiretamente da polinização por abelhas. 

*85% da área verde do mundo depende da polinização. 

*Na produção agrícola, as abelhas são o agente polinizador mais importante, responsável pela polinização de aproximadamente 73% das espécies cultivadas em todo o mundo e 9,5% do valor da produção agrícola dependem disso.

*60% das 141 espécies de plantas cultivadas no Brasil – para alimentação humana, produção animal, biodiesel e fibras – dependem da polinização. 

*A produção de mel e subprodutos movimenta mais de 300 milhões de reais por ano no Brasil.

Você sabia que as abelhas estão desaparecendo?

As Abelhas estão sendo eliminadas dos ecossistemas naturais por um fenômeno chamado CCD (Colony Collapse Disorder ou Síndrome do Colapso das Colônias), uma redução maciça da população de operárias de uma colônia, preservando a rainha e grande estoque de mel.

As causas são fatores como perda de habitat, doenças e uso de alguns agrotóxicos, em especial inseticidas agrícolas, com primeiros sintomas observados nos EUA, Europa e América do Sul. A maioria dessas colônias não se recupera e acabas extintas.

A conservação das abelhas é de extrema importância para a preservação ambiental e da biodiversidade, garantindo a produção de alimento e a geração de renda para apicultores e meliponicultores.

Meliponicultura: criação racional de abelhas sem ferrão, especialmente das tribos meliponini e trigonini. As colmeias são organizadas em Meliponários, prática antiga dos povos nativos da América Latina, em especial do Brasil e México. 

Através de iniciativas de nossos clientes tivemos a oportunidade de contribuir a redução do CDD de algumas colônias como: 

*A realocação de + de 3 mil ninhos de abelhas nativas no Centro-Oeste do Brasil;

*Implantação de projeto piloto de Meliponicultura no semiárido piauiense, com capacitação técnica para comunidades quilombolas e assentamento da reforma agrária. Construção de meliponário em Escola Agrícola de São João do Piauí/PI, com 30 caixas racionais (em madeira que imita colmeias naturais) de diferentes espécies de abelhas nativas da região. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo