STCP

EXECUÇÃO DO PCA INTEGRADO DA AMPORT

O conhecimento e a experiência adquirida pela STCP Engenharia de Projetos ao longo de seus 39 anos de atividade, estão, desde maio de 2020, a serviço da AMPORT – Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas (ETC) da Bacia Amazônica. Um projeto único, localizado dentro da Floresta Amazônica, no município de Itaituba, sudoeste do Pará, e que envolve quatro importantes ETCs (Cargill, Unitapajós, Hidrovias do Brasil e Cianport).

Os empreendimentos fazem parte do complexo logístico do Arco Norte, atualmente, responsável por 31,4% das exportações de soja e milho realizadas pelo conjunto das instalações portuárias brasileiras, quase 20 milhões de toneladas de grãos escoados no primeiro semestre de 2020(*).

A STCP conta com um escritório em Itaituba e a equipe local atua executando os programas socioambientais do Plano de Controle Ambiental (PCA) Integrado, onde são monitorados diversos aspectos que envolvem os componentes físico, biótico e socioeconômico.

Dentre os programas de responsabilidade da STCP, se destacam, pelo meio social, o Programa de Educação Ambiental, Programa de Comunicação Social e o Programa de Responsabilidade Social, os quais atuam diretamente com a comunidade da área de influência das estações de transbordo.

Pelo meio biótico o programa de maior relevância é o de Monitoramento de Fauna, acompanhando periodicamente as populações faunísticas presentes na região. Ainda, são executados monitoramento de ruídos, de qualidade do ar, qualidade das águas superficiais e o Programa de Monitoramento das Vias de Acesso, onde a equipe da STCP atua diariamente para avaliar as condições da via Transportuária.

(*) Fonte de dados sobre as exportações:

PORTAL ANTAQ

Banco de Imagens AMPORT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo