A relação entre biodiversidade e negócios está diretamente conectada ao comportamento dos consumidores. Cada vez mais exigentes e atentos à postura das marcas quanto ao uso de recursos naturais, os consumidores valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis e éticas na gestão da biodiversidade. Segundo o Biodiversity Barometer, os consumidores têm grandes expectativas em relação às boas práticas empresariais, e as compras baseadas em princípios éticos proporcionam uma sensação de bem-estar.
Entre os consumidores pesquisados, 77% afirmam sentir-se melhor ao adquirir produtos de empresas que respeitam a biodiversidade, e 82% acreditam que essa escolha gera um impacto positivo no meio ambiente. Embora setores como o alimentício e o de cosméticos lidem diretamente com a biodiversidade, isso não significa que outras indústrias não tenham impacto sobre ela. Muitos empresários ainda acreditam que, se suas operações não dependem diretamente da biodiversidade, não precisam se preocupar. No entanto, todas as empresas, de alguma forma, dependem dos serviços ecossistêmicos oferecidos pela natureza, como provisão de água, regulação climática e polinização. A perda constante da biodiversidade pode ameaçar seriamente esses serviços e, consequentemente, a viabilidade dos negócios.
O Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020 revela que aproximadamente metade do PIB global (USD 44 trilhões) é moderadamente ou altamente dependente da natureza. Isso reforça a importância do tema, especialmente considerando a crescente preocupação das corporações com os impactos ambientais gerados por suas atividades e as expectativas dos consumidores. O relatório destaca que, sem a natureza, não há negócios. Mais que isso, deixa claro que o modelo tradicional de negócios está em xeque: sem mudanças profundas, não há futuro.
Quando tratada como uma oportunidade de negócio, a biodiversidade pode ser uma aliada estratégica, fortalecendo a reputação das empresas por meio de práticas sustentáveis e gerando bons resultados financeiros. Em empresas onde a biodiversidade é um insumo essencial, ações de preservação e recuperação dos ecossistemas devem ser vistas como parte central da estratégia corporativa. Nesse cenário, surge o conceito de “Nature Positive”, que vai além da conservação passiva.
E a sua empresa, já considera a biodiversidade como parte do negócio? Pode ser considerada “Nature Positive”? Quer saber mais sobre esse conceito e como a STCP pode ter a solução para este desafio? Na próxima newsletter, exploraremos este assunto. Aguardem!
Por Marina Stygar Lopes