A STCP, contratada da AMPORT – Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica, é a responsável pela execução do Plano de Controle Ambiental Integrado (PCAI) das Estações de Transbordo de Carga (ETC) no distrito de Miritituba/PA desde 2020.
O PCAI subsidia a manutenção das Licenças Ambientais de Operação das ETCs das empresas Cargill Agrícola S/A, CIANPORT – CIA Norte de Navegação e Portos, Hidrovias do Brasil S/A e Navegações Unidas Tapajós – Unitapajós que operam na região e são associadas da AMPORT.
Os programas que compõem o PCAI são: Responsabilidade Socioambiental e Articulação Institucional; Educação Ambiental; Comunicação Social; monitoramentos de ruído, de qualidade da água, de vias de acesso; mitigação de impactos e gerenciamento de emissões atmosféricas.
Entre as ações de educação e de responsabilidade socioambiental desenvolvidas nesse semestre se destacam:
• Doações para os atendidos do CRAS e famílias em vulnerabilidade social do distrito de Miritituba.
• Mobilização com caminhoneiros nos pátios de triagem por meio de distribuição de guia de boas práticas ambientais, dicas de saúde, prevenção de acidentes e preservação de fauna silvestre.
• Ação Faça Bonito nos pátios de triagem com palestras sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes; educação em saúde; prevenção ao Covid e ginástica laboral. A iniciativa destinada aos caminhoneiros contemplou também serviços de saúde como testes de glicemia, sífilis, hepatite e HIV; aferição de pressão; vacinação; de higiene, como cabeleireiros e entrega de kits de higiene pessoal e prevenção ao Covid.
A programação do semestre contou com a participação de um total de 234 caminhoneiros e realização de 429 atendimentos.