STCP

SILVICULTURA NO BRASIL E SEUS DESAFIOS – COMO A IA PODE SER APLICADA

Silvicultura no Brasil e seus desafios – Como a IA pode ser aplicada. As inovações tecnológicas no setor florestal têm sido aliadas no enfrentamento de desafios que se impõe constantemente. Sistemas de Gestão dos mais diversos; Drones para mapeamento de áreas, detecção de pragas e doenças, monitoramento florestal, aplicação de herbicidas, entre outros; Inteligência Artificial para análise de dados para tomada de decisões mais robustas; Softwares de inteligência computacional e maquinário integrado; enfim, uma série de tecnologias que vem auxiliando sobremaneira as mais diversas operações florestais, incluindo a silvicultura. Essas tecnologias vêm propiciando a otimização de processos, e consequentemente resultando em maior produção.

Soluções tecnológicas inovadoras exigem, entretanto, uma boa dose de pioneirismo e resiliência para enfrentar riscos ainda desconhecidos. Ao longo da história da STCP a empresa tem buscado sempre soluções novas, visando a otimização de processos e redução de custos para ganhar competitividade.

Algo que vem revolucionando os mais diversos setores da economia é a Inteligência Artificial (IA). Alguns especialistas no tema têm se arriscado a afirmar que o advento da IA se equipara a descoberta da energia elétrica.

Leia o artigo

A Inteligência Artificial (IA) já vem desempenhando um papel revolucionário na silvicultura de várias maneiras, podendo destacar algumas: (i) Monitoramento em tempo real: a IA permite o monitoramento contínuo das operações florestais, onde sensores coletam informações remotamente sobre os cultivos, fornecendo dados precisos e em tempo real. Isso melhora a qualidade e produtividade das atividades silviculturais; (ii) Otimização de recursos: a IA otimiza o uso de insumos, reduzindo desperdícios e promovendo a eficiência na gestão de recursos, uma vez que contribui para a decisão de quando e como intervir nas florestas; (iii) Tomada de decisão automatizada: controladores baseados em IA analisam dados e tomam decisões em tempo real, permitindo que sistemas possam executar intervenções, como manejo de pragas e irrigação, de forma automatizada; (iv) Previsões e modelos: a IA contribui para acelerar as interpretações dos fenômenos naturais e, mais importante, nas tomadas de decisão. Ela pode ser usada para prever crescimento florestal, riscos de incêndio, saúde das árvores, entre outros.

Mas apesar do universo de soluções que a IA pode gerar, a sua implementação enfrenta diversos desafios. Tais desafios incluem limitação de infraestrutura de comunicação de dados; necessidade de adaptação da IA para lidar com variações complexas, dinâmicas e imprevisíveis; dependência de grandes massas de dados de alta qualidade; capacidade para analisar e interpretar dados complexos, a exemplo de padrões de crescimento das árvores. No Brasil já existem iniciativas importantes de pesquisa e desenvolvimento em silvicultura de espécies nativas, como por exemplo, o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento em Silvicultura de Espécies Nativas, o qual tem sido apoiado pela Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura.

Uma reflexão final sobre todos os aspectos ora tratados, a silvicultura no Brasil tem um papel de extrema relevância sob o prisma econômico, ambiental e social. Seja a silvicultura de espécies para produção de madeira ou com fins de conservação de áreas naturais, as oportunidades de desenvolvimento são muitas. Os desafios existem, sempre existirão, mas estão aí para serem enfrentados. Questões relacionadas ao bom planejamento e tecnologias inovadoras são chave para que o setor florestal brasileiro ganhe cada vez mais relevância no cenário global e protagonize o desenvolvimento sustentável.

Maiores detalhes entrem em contato! Roberto Bonse, nosso Head da Divisão de Gerenciamento e equipe de consultores estão à disposição.

Silvicultura no Brasil e seus desafios – Como a IA pode ser aplicada – Por STCP Engenharia de Projetos

Siga nossas redes e fique por dentro de conteúdos, notícias, dicas e novidades:

Instagram

Linkedin

Facebook

Rolar para cima
Pular para o conteúdo