Dalbergia Stevensonii árvore adulta em Ruta del Mono, Petén, Guatemala (Foto: Sofia R. Hirakuri)
O artigo “Conciliando conservação e comércio de espécies de madeira nobre: O Programa ITTO-CITES na América Latina”, escrito por Ivan Tomaselli, Presidente da STCP, e a Colaboradora Sofia R. Hirakuri, foi publicado na última edição do CFA Newsletter, Número 77 da Commonwealth Forestry Association (CFA), em junho de 2017.
O artigo mostra a importância do envolvimento de todos os stakeholders, incluindo o setor privado que frequentemente havia sido deixado de fora do diálogo da CITES sobre as espécies de madeira. As listas de espécies de madeira incluídas nos Apêndices (I, II e III) da CITES, às vezes, são vistas como a chave para o sucesso da conservação. A conservação de espécies de madeira nobre, no entanto, terá mais sucesso quando seu comércio sustentável produzir retorno financeiro para proprietários florestais, proporcionando um incentivo para manter suas florestas e manejá-las de forma sustentável. A promoção de integração da conservação com a produção sustentável de madeira é uma contribuição importante do Programa ITTO-CITES, tanto na América Latina como em outras regiões do mundo.
Acesse artigo completo (EN): CFA_june-2017
Medição do crescimento de diâmetro da espécie cedrorana (Cedrelinga catenaeformis) (3,61 cm DAP) em Marajoara, Pará, Brasil (Foto: Sofia R. Hirakuri)