Entre 8 e 10 de novembro, a cidade de Parauapebas, no Pará, sediou o CGBio – Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás.
Reconhecido como a maior mostra de conhecimento técnico-científico e tradição do Estado, o evento contou com a contribuição de diversos especialistas do ICMBio, incluindo o presidente Mauro Oliveira Pires, da Vale e outras instituições privadas, além de pesquisadores de instituições públicas de ensino, como a UFRJ e UNFESSPA.
A presença de líderes indígenas dos territórios de Carajás dos povos Gavião Akrãtikatêjê, Xikrin do Cateté e Baniwa foi essencial, trazendo uma perspectiva única sobre os saberes tradicionais como base para a sustentabilidade. O evento contou, também, com a participação de gestores públicos de renome, entre eles, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, e o governador do Pará, Helder Barbalho, consolidando-se como um verdadeiro encontro de saberes em prol da construção da sustentabilidade.
A STCP marcou presença no congresso com o gerente da Divisão de Restauração Ambiental, Luciano Ceolin, com os engenheiros florestais Paulo Piovezan e Vitória Lima, e as biólogas Dina Mara Dias e Gilliana da Rosa. Além da participação, houve a contribuição do biólogo e da médica veterinária da STCP, Felipe Bassega Abreu de Jesuz e Carmen Sílvia Pantoja Pereira, respectivamente, na coautoria de dois pôsteres que destacaram nossas iniciativas na região. Os trabalhos intitulados “Quantitativo de resgate de espécimes da flora no ano de 2022, nas áreas de supressão vegetal no Projeto S11D” e “Número de registros do acompanhamento da fauna silvestre, durante o ano de 2022 nas atividades de supressão vegetal realizadas no Projeto S11D” (imagem abaixo), desenvolvidos pelos profissionais da Vale Fernanda Rafaela Paes Pimenta, Khris na Raphaela Moraes da Silva e João Pedro Justiniano de Oliveira, foram apresentados na ocasião.