No dia 11 de janeiro, a equipe da STCP e a AMPORT, realizaram a entrega de 200 cartilhas para a Colônia de Pescadores Z-56, em Itaituba/PA. O presidente da entidade, Sr. Francisco Neto, conhecido como Seu Tucuruí, ressaltou a importância da distribuição de materiais informativos para os pescadores.
A cartilha “Boas Práticas Sanitárias e Ambientais” foi elaborada com enfoque para apresentar a importância social/econômica da atividade pesqueira, os cuidados com a saúde dos pescadores e suas famílias em tempos de pandemia, a captura e venda do pescado, período do defeso e a proteção de rios e igarapés.
O representante da Z-56 também comentou sobre as lutas e os avanços da organização no município, bem como as iniciativas das empresas portuárias de Miritituba em apoio à colônia.
A atividade integra as ações previstas para o Programa de Mitigação de Impactos na Comunidade Pesqueira, atendendo ao PCA Integrado das Associadas AMPORT em Miritituba (Cargill, Cianport, Hidrovias do Brasil e Unitapajós).
A STCP é a responsável pela execução do PCAI – Plano de Controle Ambiental Integrado, das Estações de Transbordo de Carga (ETC) no distrito de Miritituba/PA desde 2020.
O PCAI subsidia a manutenção das Licenças Ambientais de Operação das ETCs das empresas Cargill Agrícola S/A, CIANPORT – CIA Norte de Navegação e Portos, Hidrovias do Brasil S/A e Navegações Unidas Tapajós – Unitapajós que operam na região e são associadas da AMPORT – Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica
#social #ambiental #sustentabilidade #meioambiente