A STCP desenvolve os estudos de fauna para o Projeto Conexão Mata Atlântica que tem o objetivo de aumentar a proteção da biodiversidade e da água e mitigar mudanças climáticas.
Os estudos envolvem três grupos principais: aves, mamíferos e alguns insetos, presentes em diferentes condições do uso do solo, na região rural da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Com isso é possível dimensionar o quanto a riqueza e a diversidade de espécies podem aumentar, ao longo do tempo, com o processo de recuperação ou melhoria das áreas, fruto das ações do projeto.
Os trabalhos realizados pela STCP também permitirão compreender como cada proprietário rural, participante do projeto, irá contribuir na melhoria da conservação da sua região. O projeto incentiva os produtores rurais a adotarem ações de conservação e restauração ou práticas produtivas mais sustentáveis por meio de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Entre os registros realizados, ocorrem também espécies ameaçadas de extinção, como o cuitelão e o lobo-guará, registrados em Minas Gerais, o que contribui diretamente para a conservação destas espécies em estado mais crítico.
Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.
Ferramenta de visualização dos dados:
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/visualizador/index.php
Área de download dos dados
https://conexaomataatlantica.mctic.gov.br/cma/monitoramento-e-avaliacao/download-de-dados
#mataatlântica #conservação #fauna