Na palestra de abertura do evento de Celebração do dia do Engenheiro Florestal | 20 anos AEFEA, Joésio Siqueira, vice-presidente da STCP, abordou o desenvolvimento econômico e a importância das commodities florestais.
Joésio contextualizou as principais barreiras e desafios que limitam o desenvolvimento de negócios sustentáveis na Amazônia (o grande potencial que a bioeconomia pode representar para a região) e as principais cadeias de produtos florestais, commodities madeireiras e não madeireiras no Brasil.
“A cadeia produtiva madeireira constitui uma atividade econômica complexa e diversificada de produtos e subprodutos com aplicações para diversos segmentos da economia”, comentou Joésio.
Os desafios e oportunidades dos produtos florestais madeireiros (PFM) e não madeireiros (PFNM) apresentados por Joésio, demonstraram a importância e premência da verticalização da produção (industrialização) das commodities no país. “Nós precisamos nos reeducar e passarmos a enxergar que nós somos os melhores”.
“Aos profissionais de Engenharia Florestal”, disse Joésio, “as formações florestais são recursos a serviços das populações, da sociedade e, portanto, disponíveis a todos. Esse é o meu lema como Engenheiro Florestal.”
Clique aqui e confira a palestra na íntegra.
#florestal #commodities #bioeconomia