STCP

JOÉSIO SIQUEIRA NO SOEA CONNECT

Ontem, 16 de setembro, Joésio Siqueira, vice-presidente da STCP, participou do maior evento de Engenharia, Agronomia e Geociências do país, SOEA Connect 2021.

“Não posso aceitar o que estão fazendo com o Manejo Florestal no nosso país. Manejo não é desmatamento! Até mesmo porque o melhor e mais eficiente instrumento para a prática da bioeconomia em florestas tropicais do Brasil é o Manejo Florestal.” diz Joésio no início de sua palestra.

Joésio é o responsável técnico pela elaboração de Manejo Florestal na STCP que já desenvolveu mais de 4 milhões de hectares de Planos de Manejo Florestal no Brasil, Peru e Equador. Ele enfatiza que existe um conceito fundamental do que seja Floresta. Esse conceito, que persistiu através dos séculos, diz que formações florestais são recursos à serviço das população e portanto disponíveis à todos.

Na formulação de políticas públicas relacionadas às florestas, segundo Joésio alguns pressupostos são exigidos:
– adequado desenvolvimento econômico, social e ambiental das populações são fundamentais para o apropriado uso do recurso florestal disponível num determinado local;
– os instrumentos previstos devem necessariamente contemplar formas para proporcionar a integração dos processos produtivos gerando melhores respostas ao ambiente e as comunidades pelo uso do recurso florestal;
– ter claramente estruturado que o uso do recurso deve ter inclusão social, e
– é atribuição de governo, da sociedade e principalmente da iniciativa privada estruturar condições viáveis para proporcionar à sociedade melhor e mais eficiente participação no contexto do desenvolvimento local e regional de qualquer estado do país pelo uso adequado do recurso natural floresta.

Joésio termina sua palestra expondo suas principais considerações e expectativas:

“Primeiro, acabar com o discurso que manejo florestal é desmatamento. Depois, mudar nossa cultura. Precisamos de uma participação equitativa e representatividade no setor florestal. Valorizar as nossas experiências e grande conhecimento. Nós sabemos conservar, preservar a produção florestal e o uso sustentável da floresta, temos o compromisso socioeconômico. É necessário aprimorar o nosso código florestal que deve estar em sintonia com demais políticas públicas. Não confundir em hipótese alguma o código florestal com lei de crimes ambientais. Nós temos que continuar evoluindo a atividade racional de produção de madeira, não engessá-la. E não limitar a competitividade potencial da nossa economia florestal, isso é fundamental.“

“Só o Manejo Florestal consegue atender o tripé da sustentabilidade: economicamente viável; ecologicamente correto; socialmente justo!”, finaliza Joésio.

Confira sua palestra na íntegra aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo