STCP

Padrão LIFE de Negócios e Biodiversidade

Um instrumento que pode auxiliar as empresas no processo de se tornarem “Nature Positive” é o Padrão LIFE de Negócios e Biodiversidade. Por meio de métricas robustas e confiáveis, esse padrão possibilita a inclusão da conservação da natureza na gestão corporativa, de forma integrada. 

A Metodologia LIFE, criada em 2009 na cidade de Curitiba, surgiu da necessidade de evidenciar a relação entre a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, com a manutenção da qualidade de vida, o bem-estar humano e a sustentabilidade dos negócios. 

Para tanto, o Padrão LIFE oferece indicadores de gestão da biodiversidade e métricas que permitem quantificar e monitorar pressões, impactos (positivos e  negativos), riscos, dependências e oportunidades na relação do negócio com a biodiversidade. Assim, a metodologia orienta os processos de decisões, assegurando maior eficácia nos investimentos. 

A organização pode optar pela aplicação da Metodologia LIFE em uma ou mais unidades de negócio. Da mesma forma, o produtor pode aplicá-la em uma ou mais unidades produtivas.  O cumprimento dos Padrões LIFE está condicionado à observância de todos os Princípios, Critérios e Indicadores aplicáveis à organização. Para e Certificação inicial, é permitido o cumprimento de no mínimo 70% dos indicadores gerais aplicáveis, desde que 100% dos indicadores essenciais sejam atendidos. É obrigatório, na 1ª Auditoria de Acompanhamento, o cumprimento de todos os indicadores aplicáveis. Um Princípio é considerado atendido quando todos os critérios aplicáveis à organização são observados. Um Critério é considerado cumprido quando todos os indicadores aplicáveis forem atendidos.

Por se tratar de um instrumento de aplicabilidade internacional, a Certificação LIFE pode ser adaptada a qualquer país. O trabalho de adaptação é realizado com base na metodologia desenvolvida pelo Instituto LIFE, tomando como referência as versões oficiais mais recentes aprovadas e utilizadas no Brasil. O processo também envolve a participação de especialistas e consultorias, a formação de um Comitê Técnico Nacional e a realização de consultas públicas. 

As ações de conservação da biodiversidade exigidas pela Metodologia de Certificação LIFE representam um desempenho mínimo necessário para compensar as pressões exercidas pela organização, visto que todas as organizações, independentemente do porte ou setor de atuação, impactam de alguma forma o ecossistema, seja pelo uso de matérias primas, água e energia, geração de resíduos, entre outros. Simultaneamente, as organizações também dependem dos serviços fornecidos pela natureza, como o ciclo da água e a qualidade do ar, por exemplo.

Devido a esta relação de impacto e dependência, o equilíbrio e manutenção dos ecossistemas, bem como a conservação da biodiversidade, podem representar tanto um risco para os negócios quanto uma oportunidade para investir em uma estratégica diferenciada. 

As empresas que adotam o Padrão LIFE podem ser certificadas dentro de um processo transparente e confiável, assegurando que estão efetivamente contribuindo para a conservação da biodiversidade, obtendo assim um reconhecimento internacional por suas práticas de gestão sustentável da biodiversidade. Além disso, a organização poderá possuir e negociar Créditos LIFE de Biodiversidade, que representam o saldo “Nature Positiveda empresa. 

Deseja saber mais sobre os créditos de biodiversidade e como eles podem se transformar em uma oportunidade de negócio para a sua empresa? Na próxima newsletter, apresentaremos mais informações sobre o tema. Reforçamos que a STCP Engenharia de Projetos conta com consultores devidamente credenciados e capacitados pelo Instituto LIFE. Até mais!

Imagem: Diferenciais da Metodologia (Fonte: Instituto LIFE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo