O Programa CITES de Espécies Arbóreas (CTSP – CITES Tree Species Program) é implementado na Ásia (4 países), África (8 países), América Central, do Sul e Caribe (7 países). O objetivo do programa é melhorar e fortalecer a governança florestal por meio de conservação de espécies e contribuir com o desenvolvimento, crescimento econômico sustentável e redução da pobreza em longo prazo.
A Argentina é um dos países contemplados na América do Sul com o projeto “Apoio à Implementação do Plano Estratégico Nacional para o Manejo Sustentável do Pau Santo (Bulnesia sarmientoi)”. O projeto visa melhorar o manejo sustentável da espécie em nível nacional, fortalecendo a exploração florestal e comercialização de produtos madeireiros provenientes das florestas do pau santo. Para tanto, a partir de uma abordagem com escala regional busca-se determinar variáveis ambientais (em escala populacional) e socioeconômicas atualizadas do quadro produtivo da espécie.
A aprovação dos primeiros Planos de Manejo Sustentável para a exploração do pau santo, a partir de 2019 quando o projeto teve início, demonstra tanto o funcionamento das ferramentas que a Lei nº 26.331 propõe, quanto sua viabilidade econômica.
Sofia Hirakuri do time da Divisão de Consultoria da STCP participou do evento nos dias 10 a 12 de maio, sobre a implementação do projeto realizado na cidade de Juan Jose Castelli, na província de Chaco, na Argentina. Participou também da visita de campo de uma Parcela de Amostragem Permanente (PAP) no município de Nueva Pompeya, para verificar os procedimentos envolvidos na formulação, execução e controle de Planos de Manejo, relacionando-os com os requisitos para exportação de produtos florestais. A visita ao Plano de Manejo Los Labradores possibilitou também observar o desenvolvimento em campo dos procedimentos mencionados. O projeto tem previsão de encerramento no fim de 2022.
A STCP realiza consultoria internacional para Secretaria da Convention on International Trade in Endangered Species of Wild Fauna and Flora (CITES) na implementação do Programa de Espécies de Árvores da CITES – CTSP, na região da América Central, América do Sul e Caribe. O programa visa garantir o comércio sustentável, legal e rastreável de madeira e produtos florestais de espécies de árvores listadas na CITES.
#STCPconstruindoofuturo #sustentabilidade #florestal #árvores #conservação