A STCP realizou em setembro, o curso para capacitação de geração de renda para famílias de pescadores e outros membros da comunidade de Paraná-Miri, da região de Miritituba no Pará. A iniciativa faz parte das atividades do Programa de Mitigação de Impactos na Comunidade Pesqueira – PMICP desenvolvido pela AMPORT.
O Curso de Café Rural visou fomentar a diversificação de renda da comunidade, que tem como principais atividades econômicas a pesca e o turismo, em período de verão amazônico. A capacitação teve carga horária de 40 horas e buscou a pluralidade dos produtos regionais para valorizar a culinária paraense e possibilitar a comercialização da diversidade de iguarias na comunidade, sobretudo em período veraneio.
A promoção do curso contou com a parceria do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III Miritituba e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR. As atividades do PMICP integram o Plano de Controle Ambiental – PCA executados pela STCP para a AMPORT, como parte do processo de licenciamento ambiental das associadas Cargill, Cianport, Hidrovias do Brasil e Unitapajós, em Miritituba/PA.