A Lei da Mata Atlântica (nº 11.428/2006) dispõe sobre a proteção e utilização da vegetação nativa no Bioma e tem por objetivo principal garantir o desenvolvimento sustentável. Para transformar propostas em ações, a referida lei estabelece instrumento participativo importante, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA).
O Projeto Integra Guandu contempla a elaboração de 12 Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, dos municípios de Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Seropédica e Vassouras. Esses PMMA, juntamente com os Planos já existentes dos municípios de Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Rio de Janeiro, subsidiarão a elaboração do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II Guandu.
O Comitê Guandu financia o projeto, que é executado por um consórcio formado pela STCP em parceria com Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. A execução é realizada de forma participativa com todos os municípios e atores envolvidos, com base em três importantes contextos que se relacionam: 1. A Mata Atlântica entre os hotspots globais mais ameaçados; 2. A mudança climática (MC) e os impactos associados; e 3. A necessidade de desenvolvimento econômico. O Projeto, previsto para acontecer até 2023, teve início em setembro de 2021.
#integraguandu #conservação #mataatlantica #meioambiente #florestal
A Região Hidrográfica II Guandu está situada a oeste da bacia da Baía de Guanabara/RJ integrando a Região Hidrográfica Atlântico Sudeste, e ocupa uma área de aproximadamente 3.700 km².