O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), com recursos do Banco Mundial, contratou a STCP para a criação de Conselhos Gestores e elaboração de Planos de Manejo de cinco Refúgios de Vida Silvestre (RVS), Mata de Tapacurá, Engenho de Tapacurá, Outeiro do Pedro, Camucim e Toró, localizados em São Lourenço da Mata, Pernambuco. Foram efetuados diagnósticos da flora, fauna, elementos do meio físico, biológico e aspectos socioeconômicos dos cinco RVS para estabelecer os zoneamentos, os programas, as normas e as estratégias para a gestão das unidades de conservação (UCs), de forma a assegurar a proteção e a utilização adequada dos recursos naturais das mesmas. Adicionalmente, as principais atividades compreenderam:
- Avaliação dos principais problemas e conflitos referentes às UCs, bem como dos aspectos positivos e oportunidades gerados pelas mesmas para a proteção e uso público.
- Proposição dos objetivos específicos, do zoneamento e de programas de comunicação, de proteção e manejo, de pesquisa e monitoramento, de uso público e de operacionalização, dentre outros necessários à gestão das UCs.