
A STCP Engenharia de Projetos, referência em consultoria no setor florestal, está apoiando a implementação do Índice Global de Madeira (GTI). Essa iniciativa, lançada em 2022 pela Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO), Instituto Macau de Promoção do Comércio e Investimento (IPIM) e a Secretaria Cadeias Globais de Abastecimento Verde, busca aumentar a transparência na comercialização de produtos florestais e fortalecer o comércio sustentável em escala global.
O GTI é uma plataforma inovadora que coleta, processa, analisa e divulga dados sobre a produção e o comércio global de madeira. A iniciativa abrange sete países-piloto na Ásia, África e América Latina: Brasil, Indonésia, Malásia, Gabão, República do Congo, Peru e China. Com a participação de grandes empresas do setor madeireiro, o índice é publicado mensalmente para as empresas participantes desses países, fornecendo insights sobre as tendências do mercado e auxiliando na tomada de decisões mais seguras e sustentáveis.
A plataforma permite que empresas do setor compartilhem dados sobre extração de madeira, comércio, produção, pedidos de compra, importação e exportação, estoques e outros indicadores comerciais. Ao fomentar o intercâmbio de informações, ela impulsiona o comércio de produtos florestais certificados e produzidos de forma legal e sustentável, promovendo um ambiente de negócios mais estável, transparente e previsível. Como resultado, são publicados 3 relatórios: i) Relatório GTI 2025; ii) Relatório do Índice GTI-Painéis baseados em Madeira (GTI-WBP); iii) Relatório do Índice GTI-Produtores Globais da Madeira.
A STCP desempenha um papel fundamental na implementação do GTI, auxiliando na seleção das 30 empresas participantes no Brasil, na coleta de dados via questionários mensais e na divulgação dos relatórios. Entre as empresas selecionadas estão produtores de madeira, compradores, indústrias de processamento e stakeholders do mercado, garantindo uma ampla representatividade do setor.
Adicionalmente, diversas ações de promoção, disseminação e colaboração relacionadas ao GTI têm sido realizadas, incluindo o 1º e o 2º Fórum Global da Madeira Legal e Sustentável, ocorridos em 2023 e 2024, respectivamente, em Macau, China. Nestes eventos, Ivan Tomaselli, presidente da STCP, e Sofia Hirakuri, colaboradora da Divisão de Consultoria, representaram a empresa, divulgando sua atuação no setor e expandindo o networking em um estande exclusivo.


Para maiores informações sobre a participação da STCP no 2º. Fórum, acesse: https://www.stcp.com.br/stcp-participa-do-forum-global-da-madeira-legal-e-sustentavel-2024-de-2-dias-em-macau-china/ O 3º. Fórum está previsto para dia 23-24 de setembro de 2025.
Se sua empresa tem interesse em obter mais informações sobre o GTI e como participar, entre em contato com nossa equipe. Com essa iniciativa, a STCP reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a promoção de boas práticas e o desenvolvimento do setor florestal brasileiro, promovendo práticas responsáveis e fortalecendo a presença do país no comércio global de madeira legal e certificada.