A STCP, através da Divisão de Consultoria, apoiará a Organização Internacional de Madeiras Tropicais (OIMT) e o Instituto Macau de Promoção do Comércio e Investimento (IPIM), através do Secretariado da Iniciativa Global para a Cadeia Abastecimento Verde (GGSC), na construção do Índice Global de Madeira – GTI (Global Timber Index). Neste primeiro ano, considerado o piloto, contará com sete países: Brasil, China, Gabão, Indonésia, Malásia, Peru e República do Congo.
É um projeto do setor privado, aprovado pela OIMT, e envolve o Macao Trade and Investment Promotion Institute, entidade que reúne cerca de 300 empresas chinesas importadoras de madeira, O GTI tem como objetivo específico estabelecer e operar uma plataforma global de índice de madeira nos países piloto selecionados, para coletar e analisar dados de madeira através de um modelo matemático específico, divulgando periodicamente um índice aos países participantes.
A Plataforma GTI fomentará o intercâmbio de informações e dados comerciais e a colaboração entre as partes interessadas, incluindo produtores de madeira, compradores, indústria de processamento e stakeholders do mercado, com o objetivo de construir cadeias de fornecimento verdes de produtos florestais legais e sustentáveis, aumentar o comércio de produtos florestais certificados e produtos florestais produzidos de forma legal e sustentável em um ambiente de negócios estável, transparente e previsível.
A STCP irá cadastrar 30 empresas para participar desta ação e que terão acesso às informações sobre a tendência global produzida pelo projeto. Para tanto, as empresas interessadas podem contatar a STCP para maiores detalhes, pelo e-mail abaixo:
➡ shirakuri@stcp.com.br