Até o final deste ano, Rondônia terá o diagnóstico completo da situação das áreas de florestas plantadas no estado. O contrato para realização do serviço foi no dia 06 de março entre a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e a empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda., que irá executar o trabalho. O recurso no valor de R$ 330 mil faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioeconômico Integral (PDSEAI), do Fundo Amazônia, não reembolsável.
Segundo o coordenador do Programa Floresta Plantada, Edgard Menezes, a realização do diagnóstico da floresta plantada no estado é de suma importância, pois baseado nas informações o governo de Rondônia terá subsídios para tomar decisões para aplicações de recursos, trabalhar preventivamente o uso alternativo do solo, que é muito comum no estado o furto de madeira e, consequentemente, a invasão da propriedade. “Com o diagnóstico, esta prática será combatida de forma mais eficiente”, explicou.
O vice-presidente da empresa STCP Engenharia de Projetos Ltda., empresário Joésio Siqueira, disse que o diagnóstico vai detalhar o grande potencial florestal de Rondônia. “O mais importante desse trabalho é que o estado terá dados concretos para vender para outros estados da federação, bem como, outros países”, enfatizou o empresário.
Trabalho idêntico a empresa STCP realizou no Estado do Mato Grosso do Sul, onde o resultado, segundo Joésio Siqueira, superou as previsões do diagnóstico. O número de hectares de árvores plantadas foi atingido antes do prazo previsto, e três fábricas de celulose estão sendo implantadas naquele estado.
Em Rondônia, o empresário acredita que irá acontecer a mesma coisa. “O estado já oferece segurança jurídica, e o diagnóstico mostrará o grande potencial do setor”, afirmou Joésio Siqueira, ressaltando que com o diagnóstico em mãos é só fazer a divulgação das potencialidades do setor que vão surgir compradores para o produto e investidores interessados em vir para Rondônia.
O titular da Sedam, Vilson Salles, disse que o governo do estado tem trabalhado para desenvolver políticas estruturantes para o meio ambiente, ao mesmo tempo em que garantir a sustentabilidade e o diagnóstico da floresta plantada faz parte desse processo. O secretário também pediu celeridade na execução do trabalho.
Fonte: Portal do Governo do Estado de Rondônia