Foto com o presidente da Comissão de Sementes e Mudas do Tocantins (à esquerda), juntamente com os consultores Gustavo Barbosa e Douglas Guastala, da Divisão de Recursos Naturais.
O Governo do Estado do Tocantins está executando o Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Tocantins (PDRIS), por meio de empréstimo firmado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Um dos componentes do projeto prevê a estruturação e execução de políticas voltadas para a sustentabilidade ambiental e a recuperação da cobertura vegetal no Tocantins. Neste contexto, o Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS, responsável pela execução de projetos para a proteção e conservação ambiental no estado, após o lançamento de processo seletivo, em 2018 contratou a STCP para o “Desenvolvimento do Manual Estadual de Restauração de Vegetação Nativa e Desenvolvimento do Programa de Incentivos da Cadeia Produtiva da Restauração”.
O Programa tem por finalidade principal orientar e estimular os produtores rurais na recuperação de áreas degradadas (Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais) em cumprimento às obrigações legais instituídas pelo novo Código Florestal, além de fomentar a cadeia produtiva da restauração florestal, atrair investimentos e promover o desenvolvimento econômico regional do estado.
O projeto contempla 14 produtos, o último deles um instrumento legal para criar o Programa no âmbito estadual, que estão sendo desenvolvidos pelas Divisões de Recursos Naturais e de Consultoria da STCP.