Durante o evento “Concessões Florestais: uma agenda de parceria entre o MAPA e o BNDES”, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) lançaram parceria com atores-chave para gestão de concessão florestal de florestas nacionais do Sul do Brasil.
A videoconferência contou com a presença da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano; a Secretária Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), da Presidência da República, Martha Seillier; o Diretor-Geral Adjunto do SFB, João Crescêncio; o Chefe da Assessoria de Assuntos Socioambientais do MAPA, João Adrien; o Superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza; o Diretor de Infraestrutura, Concessões e PPPs do BNDES, Fábio de Almeida Abrahão, Assessor da Presidência, responsável pelos Projetos de Concessão e PPPs de Infraestrutura Social do BNDES, Robson Eneas de Oliveira, Diretor-Geral SFB, Valdir ColattoPresidente do ICMBio, Fernando Cesar Lorencini.
A presença da STCP no evento foi marcada pelo Vice-Presidente Joésio Siqueira, Diretor de Desenvolvimento e Qualidade Rômulo Lisboa e Gerente de Consultoria, Marcelo Wiecheteck.
A STCP firmou contrato com o BNDES e participa do consórcio para “estruturação de concessões florestais para a prática do manejo florestal e silvicultura de espécies nativas para exploração de produtos madeireiros, não madeireiros e serviços, de acordo com a Lei Federal nº 11.284/2006”, em parceria com a FGV e MANESCO.
O consórcio atuará nas Florestas Nacionais de Três Barras e Chapecó (SC) e de Irati (PR). O uso múltiplo e sustentável de 6 mil hectares de floresta ocorrerá através da recuperação da vegetação nativa no bioma Mata Atlântica e do desenvolvimento de novo modelo de concessão florestal.