STCP

STCP participa da apresentação final do Projeto Integra Guandu durante celebração dos 23 anos do Comitê Guandu

Na última sexta-feira, 4 de abril de 2025, a STCP participou do evento comemorativo aos 23 anos do Comitê Guandu, realizado no Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A cerimônia contou com a presença do Governador Cláudio Castro, Prefeitos Municipais, representantes de instituições parceiras e membros do Comitê Guandu.

Na ocasião, foi apresentada a versão final do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ, principal produto do Projeto Integra Guandu, contratado via Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e desenvolvido pelo Consórcio STCP/Mater Natura. A apresentação foi realizada por Rômulo Sousa Lisboa, Diretor de Desenvolvimento e Qualidade da STCP com o apoio da Coordenadora do Projeto Leticia Ulandowski. No evento foi realizada a entrega oficial do Plano Diretor Florestal aos Prefeitos dos 12 municípios inseridos na RH II.

O Plano Diretor Florestal é um instrumento estratégico de planejamento territorial e gestão ambiental, voltado à promoção de ações concretas para a recuperação de áreas degradadas, proteção dos recursos hídricos, fortalecimento da governança ambiental e valorização dos serviços ecossistêmicos na Bacia Hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim – uma das mais importantes do estado do Rio de Janeiro.

Dentre os pilares do plano, destacam-se:

· Incentivo à implementação dos Planos Municipais de Mata Atlântica (PMMA)

· Adoção de Soluções baseadas na Natureza (SbN)

· Promoção de boas práticas agropecuárias

· Ampliação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PAF)

· Fortalecimento da gestão das Unidades de Conservação

· Combate ao desmatamento e queimadas

· Integração com o Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu

A atuação da STCP neste projeto reforça seu compromisso com a excelência técnica, a sustentabilidade ambiental e o apoio à formulação de políticas públicas integradas, contribuindo diretamente para a conservação da Mata Atlântica e a segurança hídrica do estado do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo