No dia 26 de julho de 2018, a STCP – Divisão Meio Ambiente realizou em Toledo a primeira Oficina Participativa com a comunidade, com o objetivo de reunir os diversos representantes dos grupos sociais e dos setores público e privado atuantes no município, para debates sobre temas como biodiversidade e qualidade de vida associada, bem como definir as estratégias para o futuro do município. Essa atividade é prioritária na elaboração do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Toledo.
Os debates trouxeram as percepções de importantes setores econômicos e sociais de Toledo, que culminaram na visão estratégica para o futuro. A sociedade local tende a ter uma visão bastante positiva sobre as condições futuras do município, considerando que o poder público execute suas políticas, planos e programas.
O município compõe o rol de cidades sustentáveis, e busca o desenvolvimento embasado em importantes instrumentos de gestão, como o Plano Municipal de Biodiversidade (elaborado pela STCP no ano de 2015).