A STCP concluiu, no mês de janeiro de 2023, uma das etapas do projeto de “Prestação de Serviços de Reflorestamento Ciliar e Aquisição de Mudas Para as Hidros SP e Paranapanema”, em parceria com a Enel Green Power Brasil.
O projeto, executado pela Divisão de Recuperação de Áreas Degradadas, prevê ação de recomposição florestal em quatro hidrelétricas no estado de São Paulo e uma no estado do Paraná, em Campo Mourão.
Atendendo a condicionante de seu processo de licenciamento ambiental, a PCH Mourão recebeu o plantio de 1.350 mudas de espécies nativas em uma área limítrofe ao Parque Estadual Lago Azul. O plantio proporcionará um acréscimo de espécimes em um fragmento florestal que forma um pequeno corredor ecológico às margens do Rio Mourão.
No projeto, iniciado em 2021, já foram desenvolvidas ações de recomposição florestal na UHE Paranapanema em Piraju/SP e na PCH Quatiara em Rancharia/SP.
De acordo com os coordenadores do projeto, Erlon Valdetaro e Alessandro Fonseca, ainda serão implantadas ações de recomposição florestal nas PCHs Pary Veado e Laranja Doce, ambas no estado de São Paulo, a partir de fevereiro/2023. Ressaltam que o projeto ainda prevê o plantio de mais 12 ha nas margens do Rio Paranapanema em Piraju/SP.