A STCP, em contrato assinado com a Rumo, está à frente dos programas socioambientais do Plano Básico Ambiental (PBA) da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, localizada no Estado de Mato Grosso. A primeira ferrovia estadual do país vai interligar os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.
A nova linha férrea, de mais de 700 quilômetros de extensão, vai facilitar o escoamento da produção de grãos a partir da região sul do Pará, com mais qualidade de transporte e menor custo logístico, impactando positivamente a economia dos municípios da baixada cuiabana. A construção da ferrovia está gerando 58 mil empregos diretos e indiretos até o fim do ano. A previsão é que sejam gerados 235 mil novos postos de trabalho até a conclusão da construção da nova linha e dos terminais.
O Plano Básico Ambiental (PBA) da ferrovia é uma importante ferramenta de gestão ambiental durante a etapa de instalação e operação do empreendimento. São 20 programas socioambientais com o objetivo de reduzir os impactos do empreendimento, além de proteger a região e potencializar os impactos positivos, proporcionando ganhos ambientais e sociais significativos a todos.
Entre as ações executadas pela equipe da STCP estão o acompanhamento das condicionantes ambientais da Licença de Instalação, execução das atividades de resgate de fauna e flora, ações de educação ambiental e comunicação ativa com a sociedade. Todas as atividades são coordenadas por especialistas e o resultado tem sido o desenvolvimento local de forma rápida e com qualidade.