O Programa TSM – Towards Sustainable Mining ou “Rumo à Mineração Sustentável” foi adotado por associações de empresas do setor em 9 países, além do Canadá, incluindo o Brasil.
Aqui no Brasil, o processo está sendo liderado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que em 2022 passou a realizar reuniões e oficinas sobre os protocolos TSM junto a seus associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil. Já em 2019, quando o IBRAM anunciou a estratégia de implementação do TSM por empresas brasileiras, o Vice-Presidente da Mining Association of Canada, Ben Chalmers, destacou que o processo TSM vem sendo adotado também no mercado financeiro, principalmente, por investidores interessados em avaliar como as mineradoras exercem a gestão de rejeitos, com o objetivo de analisarem o risco de futuros investimentos nestas companhias.
A STCP entende que o bom desempenho de uma empresa, perante os Protocolos TSM, é resultado de uma estrutura de governança e de processos que priorizam os aspectos fundamentais para a gestão de riscos e oportunidades pertinentes às suas operações, mas também aos territórios onde atua e às diversas comunidades de interesse com as quais interage, nos níveis local e corporativo.
O primeiro passo para esse bom resultado é uma ampla avaliação dos processos atuais da empresa nas 8 temáticas dos protocolos TSM:
O nosso time da Divisão de Consultoria está preparado para apoiar empresas do setor de mineração na estruturação de seus sistemas de gestão com base nos Protocolos TSM. Contamos com uma abordagem exclusiva de trabalho para mais uma frente inovadora no portfólio da STCP.
#STCPconstruindoofuturo #sustentabilidade #mineração #TowardsSustainableMining
#consultoria