STCP

Workshop TSM 2025: STCP & Kinross Rumo à Mineração Sustentável

 

No dia 21 de janeiro de 2025, a STCP Engenharia de Projetos promoveu um workshop para apresentar os resultados da autoavaliação do programa Towards Sustainable Mining – TSM (ou Rumo à Mineração Sustentável) da Kinross Brasil Mineração, referente ao ano de 2024. 

O TSM é um programa globalmente reconhecido por promover a sustentabilidade no setor de mineração, apoiando empresas na gestão de riscos ambientais e sociais. Além disso, o programa fornece informações estratégicas sobre o desempenho das operações em áreas cruciais, como relacionamento com comunidades, gestão de rejeitos e biodiversidade.

Durante o workshop realizado em Paracatu (MG), foram apresentados os resultados da Autoavaliação de 2024 nos protocolos TSM, destacando os níveis de desempenho alcançados, os principais aspectos positivos identificados e as iniciativas adotadas para atingir o nível “A” nos indicadores ainda em evolução. A apresentação dos resultados foi conduzida por Nicole Celupi, coordenadora do projeto na STCP e integrante da Divisão de Consultoria, e contou com a presença de membros da alta gestão da Kinross Brasil.

Vale destacar que o TSM foi o primeiro padrão de mineração no mundo a estabelecer a obrigatoriedade de relatórios em nível de unidade operacional, com verificação externa independente. Os relatórios de desempenho do TSM possibilitam aos stakeholders do setor mineral uma visão detalhada sobre a sustentabilidade das operações de instalações específicas. Anualmente, as instalações participantes avaliam e publicam seus resultados com base nos indicadores descritos nos nove Protocolos do TSM. Esses resultados são submetidos a revisões por verificadores externos a cada três anos, com resultados disponíveis publicamente para fins de garantia.

A Kinross Gold Corporation, grupo canadense, opera no Brasil por meio da Kinross Brasil Mineração, que mantém suas atividades na mina Morro do Ouro, localizada no município de Paracatu, Minas Gerais. A mineração, beneficiamento e comercialização de ouro são os principais negócios da companhia. 

Em 2023, a STCP Engenharia de Projetos iniciou uma parceria com a Kinross com o objetivo de oferecer suporte técnico na 1ª Autoavaliação TSM. Em 2024, com o intuito de dar continuidade à parceria, a Kinross Brasil contratou a STCP para fornecer assessoria técnica para melhoria do desempenho em TSM e promover a integração do programa com padrões de sistema de gestão certificados. Essa colaboração inclui assistência na realização da Autoavaliação TSM 2024, com o objetivo de alcançar o nível “A” de desempenho em todos os indicadores dos diferentes protocolos do programa.

Com uma abordagem de trabalho diferenciada, a STCP possui ampla experiência e está plenamente capacitada para apoiar diversos clientes do setor mineral na implementação do programa TSM em suas operações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pular para o conteúdo